quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MEMBRO DO NEEFICS PROFERE PALESTRA NO INSTITUTO ALGAR


Foto: Prof. MSc. Valter Machado da Fonseca.
PALESTRA NO INSTITUTO ALGAR:
AQUÍFERO GUARANI: Importância e preservação.

O Professor Msc. Valter Machado da Fonseca, docente da Universidade de Uberaba (UNIUBE), proferiu nesta quinta feira (dia 26/11/2009) a palestra “AQUÍFERO GUARANI: importância e preservação” para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Luzia. O evento foi realizado às 08h30min no auditório do Instituo ALGAR, na cidade de Uberlândia (MG).
Na palestra foram enfocados os seguintes aspectos: Importância das águas para a sobrevivência das espécies de seres vivos e para as atividades humanas. A quantidade de água existente no planeta, o ciclo da água e sua distribuição geográfica no planeta Terra. Num segundo momento foi abordada a importância das águas subterrâneas para os seres vivos, para os solos, para o equilíbrio climático e para manutenção e recarga dos mananciais de água doce de superfície. Em seguida foram abordados os aspectos relativos ao Aquífero Guarani, tais como, Extensão, localização geográfica, importância, atual estágio de preservação, legislação que protege este importante corpo d’água, processos de contaminação, bem como técnicas de gestão e manejo sustentável do aquífero.
Por fim, foram levantados aspectos relativos à responsabilidade socioambiental das empresas em relação à preservação, gestão, utilização e manejo sustentável dos recursos naturais, além da responsabilidade da sociedade no auxílio à minimização dos problemas ambientais da atualidade. O evento faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental do grupo empresarial ALGAR e que já está colocado em prática há vários anos, apontando resultados significativos em projetos de Educação Ambiental. A palestra foi proferida em linguagem didática e criativa, garantindo, assim o entendimento, participação e interação efetiva da maioria dos alunos presentes. Segundo a coordenadora do projeto Kátia Aline, o evento foi considerado um sucesso.
A palestra foi registrada por intermédio de fotografias e filmagem. O material produzido no evento será disponibilizado pelo Instituto ALGAR para as escolas da Rede Pública da cidade de Uberlândia.

PS.: A fotografia, em anexo, foi produzida pelo Instituto ALGAR e gentilmente cedida ao palestrante para divulgação nos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário