quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO": quinto livro do Prof. Valter Machado da Fonseca

Fonte: Arquivo pessoal Prof. Valter Fonseca (2013)
Foto: Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca                 Fonte: Arquivo pessoal (2013)
Por NEEFICS

O quinto livro do professor doutor Valter Machado da Fonseca já está à disposição de todos na editora para aquisição. Trata-se da obra “O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO: Capitalismo e desenvolvimento sustentável” lançado pela editora “Paco Editorial” de Jundiaí (SP). Trata-se de uma editora que possui 13 professores doutores em seu conselho editorial. Esta obra é fruto de 04 (quatro) anos de pesquisas sobre as temáticas socioambientais e nela o autor, por intermédio de uma pesquisa documental de grande densidade teórica, debate as grandes temáticas socioambientais que tanto afligem a humanidade nos tempos presentes.

Na verdade, trata-se de um extrato das principais reflexões da tese de doutoramento do autor que leva o mesmo nome da obra. Constitui-se num dos mais complexos, completos e significativos estudos da atualidade sobre as grandes questões sociais e ambientais. Veja o que diz o Professor doutor e livre docente da Unicamp, Ricardo Antunes acerca da importância da obra do professor Valter.

Combinando qualidade analítica, domínio empírico e coragem crítica, o autor ajuda a desvendar os significados ideológicos da chamada ‘sustentabilidade’, ideário que se expande em uma sociedade que é cada vez mais assumidamente insustentável.

Desse modo, a questão ambiental tornou-se ainda mais urgentemente uma questão vital.  Se no passado recente afirmávamos que, em futuro próximo, o planeta estaria ameaçado, isso hoje não faz o menor sentido, pois é o próprio presente que já está indelevelmente comprometido pela trágica destruição ambiental, pelo brutal aquecimento global, pela propagação da energia fóssil, pelos aquecimentos originários das queimadas do etanol, em suma, pela lógica da produção destrutiva e de seu sistema de metabolismo incontrolável. 

E explorar analítica e politicamente esta contradição visceral foi o fio condutor escolhido pelo autor neste livro, que trata de um dos temas mais cruciais de nosso tempo. Foi para responder estas questões vitais que o livro O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO: Capitalismo e Desenvolvimento Sustentável, de Valter Machado da Fonseca foi concebido. (Ricardo Antunes)

O lançamento do livro está previsto para o mês de fevereiro em data e local a serem divulgados. O professor Valter Fonseca tem grandes expectativas acerca da repercussão desta obra, pois trata das questões mais atuais e importantes da atualidade e que interessa, de perto, a pensadores, pesquisadores, professores, estudantes e a todos que interessam e se preocupam com a grande problemática socioambiental que tanto preocupa o conjunto da humanidade nos tempos atuais.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário