quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Anteprojeto de Fundação do Núcleo

APRESENTAÇÃO

A sociedade da modernidade descortina as crises política, econômica, histórica, cultural e social da humanidade. Neste contexto de crises, que se pode chamar de crise de civilização, também o pensamento filosófico e as ciências sociais, buscam respostas para a crise ocidental, da qual se origina a degradação política, econômica, social e cultural da humanidade.
Neste contexto de crise aguda, também a produção do conhecimento, as artes, a literatura, a filosofia, a política, a História, a Geografia, a Sociologia, enfim, todos os ramos das ciências sociais sofrem os efeitos do “buraco negro”, gerado pela crise da civilização. Há tempos, não se vêem trabalhos significativos, voltados para as áreas da Filosofia e das Ciências Humanas.
Por outro lado, a academia acaba sendo mais um canal de reprodução da crise que permeia a produção das técnicas e das ciências. Ela passa a ser um agente que vem legitimar a crise capitalista dos dias atuais. Neste sentido, ela fica cada dia mais distante da população e dos seus problemas mais agudos.
É justamente para tentar renovar a produção do conhecimento, em especial nas áreas da Educação, da Filosofia e do conjunto das ciências sociais, que emerge este projeto. Trata-se da criação de um núcleo de estudos voluntário, autônomo, sem discriminação de etnia, sexo, religião, classe social, partido político, dentre outras. Ou seja, democrático em toda a extensão da palavra, objetivando aprofundar os estudos sobre esta problemática, visando contribuir para a socialização e produção de novos conhecimentos na área das Ciências Humanas, da Educação e da Filosofia. A construção do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS) significará um grande e decisivo passo rumo à construção de novos pensamentos e novos olhares sobre a produção do conhecimento científico na região. Significará a construção de novos alicerces, a partir dos quais se poderão edificar novos saberes contextualizados em sua complexidade, universalizados por intermédio do resgate das raízes do conhecimento.

1 Justificativa
A fragmentação do conhecimento é expressão do positivismo, desencadeado pelo método cartesiano, que fragmentou a ciência e vem, sistematicamente, deteriorando a compreensão do todo, em função da especialização, do estudo das partes, descontextualizadas, soltas, desarticuladas.
A fragmentação dos objetos de estudo das ciências tem tornado os pesquisadores com a visão voltada simplesmente para a lógica tecnicista, que supervaloriza os aspectos relacionados à razão instrumental. Isto coloca o homem longe do questionamento sobre o mundo que se quer construir, em detrimento do mundo idealizado pela superestrutura que valoriza, sobremaneira, a mercantilização da natureza, em função da supervalorização da mais-valia capitalista. Diante disso, pode-se afirmar que os tempos modernos descortinam uma crise sem precedentes; uma crise de projetos de homem e de natureza.
O apartamento da Filosofia dos diversos ramos das ciências é um dos principais responsáveis pela hipertrofia da produção de novos conhecimentos científicos. O homem vem desaprendendo a pensar, em decorrência da racionalidade técnica e científica. Este projeto visa resgatar a essência do ser humano como pensador, como idealizador de projetos de mundo que visem à construção de um novo paradigma que resgate a esperança de felicidade e dignidade do ser humano. Um paradigma que justifique a existência da humanidade.
Neste sentido, a construção de núcleos que resgatem o verdadeiro caráter das Ciências Humanas e tragam de volta os pensamentos filosóficos, se faz necessária para renovar e reavivar a produção de novos conhecimentos e saberes, vinculado à busca desse novo paradigma. É com esta preocupação que se propõe a construção do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS).
Esta proposta nasce, justamente, no momento em que a crise de civilização atinge um dos momentos mais agudos e pretende ser um canal de intervenção para todos aqueles preocupados com a produção de conhecimentos realmente significativos para a humanidade. Visando, desta forma, amenizar a crise das ciências e das técnicas, além de tentar preencher a enorme distância existente entre a academia e o cotidiano das populações mais sofridas do planeta.

2 Objetivos:
2.1 Geral:

Construção de um núcleo de estudos voltado para a produção de conhecimentos, nas áreas de Educação, Filosofia, e Ciências Sociais, aberto à participação de quaisquer pessoas e/ou grupos interessados nos estudos dessas áreas.

2.2 Específicos:
1) Propiciar e promover a renovação do pensamento filosófico em Uberaba e região do Triângulo Mineiro.
2) Desenvolver estudos relacionados à análise das obras dos grandes pensadores clássicos e contemporâneos, das áreas de Educação, Filosofia e das Ciências Sociais.
3) Participar de eventos nestas áreas de estudo.
4) Promover eventos nas referidas áreas.
5) Realizar publicações e trabalhos científicos nas áreas em foco.
6) Apoiar quaisquer iniciativas que visem promover Trabalhos nas áreas de Educação, Filosofia, Ciências Sociais, artes, cultura, literatura, etc.

Um comentário:

  1. Parabéns!!! É por aí mesmo!! No momento estou encapsulado em crisálida profunda e sem uma definição do que será, assim que souber-me, engajo-me... Como foram com o Discurso do Método??

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