quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MEMBRO DO NEEFICS LANÇA LIVRO NO DIA 15/10/2009


Um dos membros do Núcleo de Estudos em Educação, filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS), Prof. MSc. Valter Machado da Fonseca Lançará no próximo dia 15 de outubro de 2009 (dia do professor)uma importante obra acerca das práticas docentes com os conteúdos ambientais, nas escolas públicas. Veja nesta matéria a sinopse da obra, o cartaz do lançamento, bem como a programação do evento e o minicurriculo do autor. Desde já, o autor convida a todos os leitores e seguidores do Blog do NEEFICS, para a cerimônia do lançamento.


LANÇAMENTO DO LIVRO:

"A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: Entrelaçando saberes, unificando conteúdos".

Autor: Prof. MSc. Valter Machado da Fonseca

Dia: 15 de outubro de 2009.
Local: Centro Cultural Cecília Palmério.
Horário: 20h00min
Endereço: Av. Guilherme Ferreira, 217 – Centro – UNIUBE (Campus I) - Uberaba/MG.


PROGRAMAÇÃO:

20h00min: Apresentação Cultural.
20h30min: Composição da mesa e pronunciamento das entidades apoiadoras.
21h00min: Explanação do autor a respeito do conteúdo da obra.
21h30min: debate aberto a todos os participantes.
22h00min Sessão de autógrafos.


SINOPSE DA OBRA:

O livro “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: Entrelaçando saberes, unificando conteúdos” é fruto de dois anos de pesquisa científica acerca do trabalho com os conteúdos ambientais em sala de aula. O autor percebendo a importância do estudo das temáticas ambientais, por entender que esta problemática constitui-se no grande desafio do limiar do século XXI, emerge do interior da sala de aula propondo soluções para a compreensão e análise desta importante temática, que tanto angustia a humanidade, em especial no final do século XX e início do novo milênio. Trata-se de uma pesquisa que faz uma contextualização histórica e social dos problemas ambientais da sociedade moderna, considerando as particularidades da escola/educação dentro deste contexto. É um trabalho de fundamental relevância, pois enfoca aspectos que interessam, de perto, o conjunto de educadores (as), estudantes e pesquisadores (as) que se preocupam com as temáticas ambientais. Ao tratar das práticas educativas em escolas públicas, o livro debate os principais problemas que afligem a comunidade escolar, nos locais onde os problemas ambientais urbanos atingem sua crise mais aguda: as periferias pobres das cidades brasileiras. Neste sentido, este livro é indispensável a todos que trabalham os conteúdos ambientais, não perdendo de vista a construção de uma educação de qualidade em todos os níveis. Finalmente, ele nos conduz a novos caminhos que nos afasta do óbvio, do senso comum, levando-nos a outras vertentes para o entendimento das práticas de ensino. Leva-nos ao questionamento acerca da validade dos métodos arcaicos e ultrapassados, instigando-nos a investigar, a lançar o olhar sobre processos inovadores, permitindo, assim, a construção de valores, realmente significativos para a construção de sujeitos criadores de novos conhecimentos e saberes.


Mini-currÍculo e Contatos com o Autor:


Valter Machado da Fonseca (52) é natural de Lagoa Formosa (MG), residente na cidade de Uberaba (MG) há mais de 20 anos, é Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) – UFU, Mestre em Educação pelo programa de Posgraduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGE/FACED/UFU. É professor da UNIUBE nos cursos de graduação das Engenharias Civil, Ambiental, de Produção e Elétrica. É professor convidado do curso superior (EAD) de Geografia e Educação Ambiental também da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e professor de Geografia, Filosofia e Sociologia do Ensino Médio. É coordenador da Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção Uberaba – AGB/Uberaba. Possui mais de 40 trabalhos relativos às áreas de Educação, Geografia e Meio Ambiente, publicados em Congressos e Seminários nacionais e internacionais. Possui vários artigos publicados em revistas científicas da área da Educação, Geografia e Meio Ambiente. Atualmente trabalha em outro livro (em fase de acabamento) em parceria com a Profª Drª. Sandra Rodrigues Braga, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2010. É pesquisador das áreas de “Alterações Climáticas”, “Aquecimento Global” e “Impactos sócio-ambientais das monoculturas Sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. É membro-fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS).

E-mails:
machado04fonseca@gmail.com ou machado04fonseca@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário