sábado, 20 de março de 2010

Película sobre Chico Xavier instiga debate cultural

Por Valter Machado da Fonseca

Um grande evento cultural marcou a cidade de Uberaba no dia de ontem (12/03/2010): trata-se do lançamento do filme acerca da vida do médium espírita Chico Xavier. À primeira vista parece-nos uma homenagem simples de reconhecimento pelos memoráveis serviços prestados pelo líder espiritual à nossa cidade. Porém, se atentarmos para as entrelinhas do evento, conseguiremos perceber que ele transcende [e muito] esse caráter de apenas mais uma homenagem a um ilustre cidadão uberabense.
Não quero aqui discutir o relevante papel que o Chico assumiu na história de Uberaba, da mesorregião do Triângulo Mineiro, do Estado de Minas Gerais, do Brasil e até em nível internacional, pois todos nós sabemos da importância e da grandeza de sua obra. Mas, ao meu entender o que de mais relevante esse evento suscita, refere-se ao debate que se pode estabelecer a partir de sua realização. A película que inicialmente foi alvo de polêmica e de rejeição por parte de alguns que não possuem a visão de todo um contexto, mas sim a visão particularizada e fragmentada, em detrimento do controle de gastos, e com isso deixando em segundo plano a história da cidade com todas suas nuances e riquezas, tem o mérito de abrir o debate a respeito da produção cultural na cidade de Uberaba.
Assim como o nosso querido Chico Xavier, que por vaidades pessoais e interesses particulares de alguns, quase foi riscado da história de nossa cidade, por intermédio da quase recusa de financiamento e patrocínio do filme, muitos uberabenses que militam seriamente na área da cultura, permanecem anônimos ou, na melhor das hipóteses, têm suas atividades reduzidas a espaços cada vez mais restritos.
Uberaba possui um grande potencial cultural composto por uma gama de expoentes que militam na área e que tem importantes trabalhos a serem apresentados para o grande público. São intelectuais, escritores, poetas, escultores, músicos, atores, dramaturgos, artesãos, dentre inúmeros outros profissionais da área das expressões artísticas que permanecem no anonimato devido a algumas visões estreitas que não valorizam a arte e não abrem oportunidades para os expoentes locais.
Pois bem! A película sobre o inestimável Chico Xavier, com certeza, fará com que os olhos do mundo se voltem para a cidade de Uberaba. Serão milhares de fãs da arte cinematográfica que se incumbirão de divulgar a película, a vida e a obra de Chico. Portanto, a partir desse importante evento cultural, milhares de olhares se voltarão para a nossa cidade, oportunidade impar para que possamos alavancar um inédito processo de dar a devida visibilidade ao nosso potencial artístico e cultural. Só esperamos que não esbarremos nas visões estreitas e bairristas que tanto atravancam e emperram a divulgação de nossa cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário