domingo, 6 de junho de 2010

Lançamento do livro “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS” foi um sucesso.


Valter Machado da Fonseca e Sandra Rodrigues Braga na sessão de autógrafos
Por NEEFICS


Aconteceu no dia 28 de maio de 2010 (sexta feira), no Centro Cultural Cecília Palmério, Campus I da universidade de Uberaba (UNIUBE), o lançamento do livro “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS: artigos escolhidos, ideias compartilhadas”, de autoria do Prof. Valter Machado da Fonseca, Mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU) e docente da UNIUBE e da Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga, analista de projetos e coordenadora do COSAE do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq).
O lançamento contou com a presença de, aproximadamente, 150 pessoas e foi considerado um sucesso pelos organizadores deste relevante evento de produção literária. O compositor Uberabense, músico e violonista clássico Sérgio Ramos abrilhantou a abertura do evento, com uma apresentação musical memorável.
A mesa foi composta pelos professores Aristóteles Teobaldo Neto (Geografia/Uniube), Humberto Ritt (Engenharia Ambiental/Uniube), Anízio Bragança júnior (Comissão Pró AGB/Uberaba), Maria dos anjos P. Rodrigues (membro do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro – NEEFICS), Sandra Rodrigues Braga e Valter Machado da Fonseca (autores da obra), além dos acadêmicos Zaida Siufi (Graduanda em Engenharia Ambiental da Uniube e integrante do Instituto Curupira de ecologia) e Weslei Borges (aluno do curso de Geografia da universidade Federal do Triângulo Mineiro e Presidente do centro Acadêmico Sueli Del Grossi, de Geografia da UFTM). A mestra cerimônia do evento foi a Profª. de Línguas Hosana Reis.
O evento contou ainda com duas relevantes palestras ministradas pelos autores. A primeira intitulada “OS PROBLEMAS URBANOAMBIENTAIS DO SÉCULO XXI” foi ministrada pelo Prof. Mestre e doutorando Valter machado da Fonseca. A segunda palestra teve como temática “OS RECURSOS HÍDRICOS NO SÉCULO XXI” e foi proferida pela Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga.

SOBRE A OBRA

Trata-se de uma obra de grande densidade teórica, com 287 páginas, retratando um apanhado das produções mais significativas, resultantes de pesquisas sérias dos dois autores, nos últimos 6 (seis) anos e publicadas em anais de congressos nacionais e internacionais e periódicos científicos. A obra inclui trabalhos publicados em parceria e individualmente pelos autores acerca das temáticas ambientais mais discutidas na atualidade, tais como: a Amazônia, o Cerrado, queimadas e desmatamentos, geração e produção de efluentes domésticos e industriais, transgenia, Recursos Hídricos, debates sobre sustentabilidade socioambiental, bicombustíveis e energia alternativa, aquecimento global, as diversas formas de poluição, uso e manejo dos recursos naturais, problemas ambientais urbanos, dentre vários outros importantes assuntos.
Os autores acreditam que este livro trará uma riquíssima contribuição para o conjunto dos professores, estudantes, estudiosos e pesquisadores interessados e preocupados com as temáticas ambientais e sociais. Por fim, eles crêem que a obra será de grande valia para todas as pessoas que se preocupam com o presente e o futuro do planeta e da espécie humana.

SOBRE OS AUTORES

Valter Machado da Fonseca: é natural de Lagoa Formosa (MG), fixou residência em Uberaba (MG) há 30 anos, é Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) – UFU, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Posgraduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/FACED/UFU. É professor dos cursos de Graduação em Geografia, Pedagogia e Engenharias de Produção, Civil e Ambiental da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Possui inúmeros trabalhos relativos às áreas de Educação, Geografia e Geociências, publicados em Congressos e Seminários nacionais e internacionais, além de vários artigos em periódicos científicos. É pesquisador das áreas de “Alterações Climáticas” e “Impactos sócio-ambientais das monoculturas Sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. É membro-fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS). É autor do livro “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: entrelaçando saberes, unificando conteúdos”. Contatos: machado04fonseca@gmail.com
Sandra Rodrigues Braga:
é natural de Uberaba, onde, além de professora, atuou como ativista dos movimentos sociais, aos quais atribui todo seu aprendizado. Após anos de autodidatismo, concluiu a licenciatura plena em Geografia (1999). Pouco depois, ingressou no mestrado e, em 2008, concluiu seu doutorado em Geografia, percurso todo calçado pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2004, prestou concurso para analista em C&T do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que a levou a mudar-se para Brasília. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Educação (COSAE/ CNPq). Mesmo fora da academia, continua a publicar em periódicos nacionais e estrangeiros e a participar de eventos da área de Geografia, na qual sua experiência se concentra em Geopolítica, com ênfase nos temas políticas públicas, Brasil e América Latina, geografia urbana e poder. Possui diversos trabalhos em periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Contatos: sandrarbraga@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário