sexta-feira, 30 de julho de 2010

EVENTO DE “AMIGOS DA BIBLIOTECA” VALORIZA A CULTURA LOCAL

Por Valter Machado da Fonseca

Na época da realização do filme sobre a vida de Chico Xavier, escrevi um pequeno artigo, publicado na imprensa local, exaltando a importância da película e, concomitantemente, chamando a atenção para a necessidade de se proporcionar maior valorização e visibilidade à cultura local. Naquele momento eu reafirmava que a película sobre o nosso saudoso Chico Xavier iria atrair os olhares de todo o país para a nossa cidade e que, deveríamos aproveitar aquele evento para pensarmos num movimento de renovação e oxigenação da cultura local em todas as áreas: cinema, teatro, música, literatura, dança, escultura, artesanato, enfim, criar espaços e condições para a livre manifestação cultural dos artistas de Uberaba.
Pois bem! No dia 26 de julho recebi um amável convite da Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães (SABI/Uberaba) convidando-me a participar de um evento na biblioteca, cujo objetivo era ao mesmo tempo em que se comemoraria o dia do escritor, realizar-se-ia também a entrega de um importante acervo literário, adquirido pela SABI, à nossa biblioteca municipal. O evento que reuniu ilustres escritores e representantes da cultura de nossa cidade, apesar de singelo, trazia intrínseco em sua essência uma proposta fantástica. Por intermédio de uma proposta singela, porém essencialmente rica em suas reflexões, proporcionou a todos os presentes, naquela tarde/noite, momentos extremamente prazerosos. Por meio dos bate-papos e depoimentos de diversos escritores pudemos beber um pouco da saborosa história cultural de Uberaba e região.
Como à época da película do Chico Xavier, novamente viajei nas reflexões acerca da renovação do movimento cultural de Uberaba e região. Nossa cidade possui enorme potencial em todas as áreas das expressões artísticas que, na maioria das vezes, fica à mercê da contracultura e do marketing do consumismo. A grande maioria dos artistas locais fica à margem da produção cultural que marca a criatividade do povo brasileiro. Os nossos artistas necessitam de oportunidades e espaços para mostrarem seu potencial.
Aquele singelo evento da SABI foi, para mim, de grande significação, pois, além de proporcionar momentos memoráveis de intenso prazer, chama à reflexão sobre a necessidade de dar visibilidade à produção cultural de nossos artistas. O evento serviu, sobretudo, para mostrar que se quisermos podemos alavancar em Uberaba um poderoso movimento de renovação e revitalização da cultura uberabense, o que pode colocar nossa cidade no patamar artístico e cultural que lhe é de direito. Parabéns à SABI, à direção e funcionários da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães por nos proporcionar momentos tão agradáveis, além de grande relevância para a reflexão sobre a história cultural de nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário