sexta-feira, 30 de julho de 2010

O SUJEITO & O OBJETO é o título do mais recente livro de Valter Machado da Fonseca e Sandra Rodrigues Braga




Por NEEFICS

Mais uma vez, o professor mestre e doutorando em Educação Valter Machado da Fonseca, membro do NEEFICS, brinda a comunidade acadêmica, professores, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral, com outra obra de relevante significação. Como na última obra, este livro resulta de um trabalho do autor em parceria com a Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga, analista de projetos e coordenadora do COSAE/CNPq. “O SUJEITO & O OBJETO: educação e outros ensaios” faz o resgate de uma série de artigos trabalhados nos últimos cinco anos, individualmente e em parceria com a Profª. Drª. Sandra Braga. A obra reúne uma diversidade de artigos acerca de assuntos como Educação Ambiental, produção do conhecimento científico, currículo, ecologia, Filosofia, ensino/aprendizagem e outros artigos voltados para a teoria da educação, além de ensaios em diversas áreas das ciências humanas.
Sobre a obra:
O SUJEITO & O OBJETO
é um livro que visa instigar o debate acerca dos principais aspectos e abordagens que permeiam a teoria da educação, em especial na sociedade da modernidade. Este livro faz um apanhado de importantes artigos que tratam das temáticas educacionais, em especial, daquelas, diretamente, ligadas à produção do conhecimento. As análises encontradas nos diversos artigos que compõem esta obra têm em comum a preocupação com a discussão metodológica do ato de fazer ciência. Fazer ciência, a nosso ver, é muito mais que propiciar as condições favoráveis para a plena expansão e reprodução do capital. Significa, sobretudo, indagar sobre os métodos, os objetivos e as finalidades do fazer na ciência e com a ciência. Significa, acima de tudo, indagar a quem é dirigida a produção do conhecimento, quem se apropria do conhecimento produzido e de que forma esse conhecimento é apropriado. Por fim, este livro trata dessas discussões no terreno educacional, filosófico, histórico, social e ambiental. A indagação que se coloca é: no longo processo de produção do conhecimento, quem são, de fato, o sujeito e o objeto?
A obra foi prefaciada pelo Prof. PhD Humberto Guido da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e posfaciada pelo Prof. Décio Bragança Silva da Universidade de Uberaba.
O Prof. PhD. Humberto Guido é associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia – DEFIL-UFU, pesquisador dos Programas de Posgraduação em Filosofia (mestrado) e Educação (doutorado) da UFU. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorou-se em Educação na área de Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pós Doutor (PhD) pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é o diretor da Editora da Universidade Federal de Uberlândia EDUFU. É importante destacar duas de suas relevantes obras: “Giambattista Vico: a filosofia e educação da humanidade” e “A Arte de Aprender: metodologia do trabalho escolar para a Educação Básica”.
Já o Prof. Décio Bragança Silva é professor de Português e Literatura, docente da universidade de Uberaba – UNIUBE. Dedicou grande parcela de sua vida em prol de uma educação de qualidade em todos os níveis. É um ferrenho batalhador das causas sociais e acredita na educação enquanto instrumento de formação de sujeitos que sejam agentes de transformação social.
A obra foi concluída e já pode ser adquirida por intermédio do site da editora (abaixo), na área de Educação:
http://24.233.183.33/cont/login/Index_Piloto.jsp?ID=bv24x7br. O lançamento oficial da obra está em fase planejamento e organização e deverá ocorrer na segunda quinzena de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário