segunda-feira, 8 de junho de 2009

CATADOR DE “LIXO” OU EDUCADOR AMBIENTAL?: Uma aula diferente na escola.


Por Aristóteles Teobaldo Neto
Ilustração:
Fonte: USP (2009)


1. Introdução

O presente trabalho é resultado de uma vasta pesquisa teórica a respeito dos pressupostos básicos da Educação Ambiental e de uma experiência realizada no ensino fundamental da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, localizada na cidade de Uberaba MG, em 2005.
O objetivo do trabalho foi de propiciar um ambiente favorável à reflexão a respeito da problemática ambiental atual, a construção de valores e quebra de preconceitos por meio de uma aula planejada com um catador de materiais recicláveis. Além disso, constitui-se numa metodologia alternativa e viável a ser aplicada como prática de educação ambiental a demais escolas.
Neste trabalho, preocupou-se fazer uma abordagem da questão ambiental além de seus aspectos ecológicos, mas principalmente econômicos, políticos e sociais, na qual o depoimento do catador revela o lado perverso da crise social causada pelo modelo de desenvolvimento econômico adotado pelo homem nas últimas décadas.
A atividade foi previamente planejada realizando-se uma pesquisa a respeito da atividade dos catadores de materiais recicláveis que têm se intensificado principalmente nos países pobres, ditos subdesenvolvidos.
Elaborou-se um questionário de temas que deveriam ser abordados em sala de aula: rotina do trabalho, condições de segurança, renda, importância para a sociedade e principalmente o preconceito.
Em seguida, foram dirigidas aos alunos três perguntas nas quais eles deixariam registradas suas impressões a respeito da aula.
Por meio de seus depoimentos, a atividade revelou-se de extrema importância e cumpriu seu objetivo principal de (re)construir valores, promover a reflexão a respeito dos preconceitos e a construção de novos conceitos diante de uma realidade de exclusão, na qual sem alternativa, os catadores encontram no “lixo” da sociedade do consumo sua fonte de renda.

2. As Origens da Crise Ambiental

O mundo moderno tem passado por muitas transformações nas últimas décadas, possíveis devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia e da comunicação, que tornaram cada vez menores as distâncias físicas e transformaram o planeta Terra no que muitos autores chamam de “aldeia global”.


A primeira grande transformação se deu com a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII, cujo berço foi a Europa. Seguiu-se a doutrina do desenvolvimento econômico baseado no mercantilismo e a acumulação de riquezas. Para tanto era necessário a transformação do meio natural, cujas riquezas eram retiradas sem qualquer preocupação com os impactos que tais atividades poderiam causar e como se as fontes naturais estivessem disponíveis de forma infinita: “A maior parte da sociedade humana vive como se fosse a última geração” (DIAS, 1999, p. 70).


Ao falar em desequilíbrios ambientais fica implícito que uma grande parcela de seres humanos serão afetados direta ou indiretamente, visto que o ser humano é parte do meio ambiente e portanto, os impactos gerados serão também de ordem social; dentre eles, podemos citar a fome e a miséria que têm aumentado paralelamente ao aumento da concentração da riqueza:
Além deste modelo não sustentar o desenvolvimento do próprio sistema capitalista de produção, nas grandes cidades, principalmente, ele se revela totalmente imoral, visto que os prejuízos ambientais não são distribuídos eqüitativamente:

“Os problemas ambientais (ecológicos e sociais) não atingem igualmente todo o espaço urbano. Atingem muito mais os espaços físicos de ocupação das classes sociais menos favorecidas do que os das classes mais elevadas.” (COELHO, 2001:27)

Uma vez que os causadores dos grandes impactos ambientais são sem dúvida as grandes detentores do capital, há que se ressaltar a necessidade de se superar o ‘ecologismo ingênuo’ tão abordado pela mídia de se resolver os problemas ambientais por meio de ações individuais: “não jogue lixo no chão”, “não desperdice água”, “não polua a natureza”, etc. Há que se colocar em questão as verdadeiras causas do desequilíbrio ambiental vigente.

2.1 Crise Ambiental ou Crise de Valores?

“O meio ambiente só é meio ambiente na medida em que se refere ao homem e o homem não pode ser conceituado sem o seu meio ambiente. Assim colocado, a relação Homem-Meio Ambiente é íntima, contínua e afetiva, sendo por conseguinte uma interação necessária e universal” (OLIVEIRA, 2002, p. 26)

Diante do modelo de desenvolvimento econômico, esta noção se perdeu ao longo do processo histórico da civilização, devido ao modelo utilitarista e imediatista de o homem lidar com a natureza:

"Essa profunda dissociação entre sociedade e natureza nos remete à necessidade de se pensar e buscar soluções para os problemas dela decorrentes, mais notadamente, em nosso caso, aqueles que estão diretamente relacionados com o meio ambiente, como por exemplo, a questão da miséria, da degradação ambiental e da diminuição da qualidade de vida, da forma de se organizar a sociedade, dos problemas advindos com o rápido processo de urbanização, dentre outros" (ASSUNÇÃO, 1995, p. 15)

Esta forma imediatista de ver o meio natural como fonte infinita de recurso e matéria prima, como meio para acumular riquezas materiais, gerou todas as desgraças sócio-ambientais por ora vigentes e a necessidade de se estabelecer outras formas de relação com a natureza. Precisamos evoluir da visão ocidentalizada materialista, imediatista e “racional” para uma visão holística, integradora e espiritual.
Deveríamos aprender com os indígenas, que têm uma relação íntima de afeto com a natureza, tendo-na como membro de si, consideram-na sua mãe, que lhes fornece tudo que precisam para sua sobrevivência, desde o alimento e o remédio às vestimentas, sua relação com a mãe natureza é acima de tudo de respeito.
Tal atitude os levaram a adaptar seu modo de viver ao meio natural onde estão -razão das diferentes tribos indígenas que se localizavam em diferentes meios naturais. É o maior exemplo de sustentabilidade, retiram do meio, o necessário para a sobrevivência da espécie.
O homem, dito civilizado, perdeu esta noção de “pertença” em relação ao meio natural, assumindo uma postura antropocêntrica na qual a natureza é um objeto a ser explorado e dominado pelo homem.
Desde o início das grandes conferências internacionais, tendo como marco a de Estocolmo de 1972, foi proposta a Educação Ambiental como elemento fundamental para superar a problemática ambiental, desde então tem sido discutido e evoluído seu conceito ao longo dos anos. Sua prática supera os simples conceitos de ecologia, é uma prática acima de tudo que visa a evolução do ser humano em sua forma espiritual, trabalha questões de cidadania, busca despertar a consciência cidadã, para tornar o indivíduo crítico, ativo, participante e questionador. Enfim, seu papel é resgatar aqueles valores humanos perdidos no tempo e obscuros neste mundo globalizado e excludente.


3. Educação Ambiental – sinônimo de interdisciplinaridade:

Pressionada por uma delegação sueca de cientistas de diferentes formações, que se encarregaram de estudar e pensar saídas para o problema ambiental, em 1968, a Organização das Nações Unidas – ONU realizou, em 1972, a “Conferência de Estocolmo” na Suécia, que

“[...] reuniria representantes de 113 países e se constituiria no marco histórico decisivo para a busca das soluções dos problemas ambientais. Naquele encontro, ficou decidido que seriam necessárias mudanças profundas nos modelos de desenvolvimento, nos hábitos e comportamentos dos indivíduos e da sociedade, e isto só poderia ser atingido através da educação” (DIAS, 1999, p.14)

Entretanto, a educação vigente tradicional de nada ajudaria para a transformação necessária, visto que era carregada de ideologias, por vezes dominantes, e variava conforme a realidade de cada país; foi assim que nasceu o termo Educação Ambiental(EA), cujos conceitos, princípios, recomendações e finalidades começavam a ser discutidos nas primeiras conferências e foram evoluindo ao longo do tempo. Nesta conferência "elegeu-se o desenvolvimento da EA como um elemento crítico para o combate à crise ambiental no mundo, enfatizando ainda a necessidade de se buscar uma nova reordenação para as prioridades humanas". (ASSUNÇÃO, 1995, p 19)

Estas discussões se davam a nível mundial, visto que o problema ambiental não tem limites políticos, fronteiras, é global e desta forma o enfrentamento também deve ser global, devendo sofrer apenas ajustes conforme cada realidade local de determinados países.
Desta época adiante houve vários encontros para tratar especificamente sobre Educação Ambiental, como a de Belgrado (1975), Tbilisi (1977), Costa Rica (1979), Moscou (1987), dentre outros.
Estes encontros pressionaram os Estados a se mobilizarem no sentido de promover uma mudança de postura em relação ao Meio Ambiente, tendo a Educação Ambiental como um instrumento crucial para esta mudança. As pressões se deram também no âmbito jurídico dos países, propiciaram a elaboração de uma legislação que desse sustentação à questão ambiental.

Em Tbilisi, 1977 “Foi definida a necessidade de se implantar a EA em todos os níveis do processo educativo [...], onde a mesma não deve se constituir em uma disciplina suplementar dos programas existentes, mas partir da interdisciplinaridade, exigindo a cooperação entre as disciplinas tradicionais, sem o que não é possível compreender a complexidade dos problemas do meio ambiente e propor soluções para os mesmos”. (UNESCO apud ASSUNÇÃO, 1980, p.6)

No Brasil, a prática da Educação Ambiental é transformada em lei no ano de 1999, apesar de já ser praticada desde a década de 50, conforme VIANNA, 2000, p. 51

“a Lei n.º 9.795/99, que ‘...Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências’ , sancionada pelo Presidente da República, em 27 de abril de 1999, após quase cinco anos de debates e discussões. Esta lei reconhece, enfim, a Educação Ambiental como um componente urgente, essencial e permanente em todo processo educativo, formal e / ou não formal”

Neste contexto, muito se discutiu sobre a institucionalização da Educação Ambiental como disciplina obrigatória nas grades curriculares, entretanto, isso representaria um retrocesso a toda a construção histórica dos pressupostos básicos da EA que é por natureza interdisciplinar.
Cada área do saber estuda uma determinada “parte”, o entendimento do “todo” só é possível, desde que se estabeleça uma relação entre as partes. Neste caso o “todo” é o próprio meio ambiente em todos os seus aspectos (ecológicos, econômicos, sociais, políticos...) e com todas as suas contradições.
A disciplinarização da Educação Ambiental, significaria a criação de uma “super-disciplina” e a necessidade de um “super-professor” que desse conta de uma área que tivesse por objeto de estudo o “todo” (meio ambiente). Isto significaria uma redundância e uma contradição, sendo que já existem as áreas que estudam as “partes”, resta estabelecer as relações entre estas e sua contribuição para a crise ambiental, que é acima de tudo uma crise da humanidade, este seria o papel da Educação Ambiental.

“a aprovação da EA como disciplina, além de representar um retrocesso e total falta de sintonia com as tendências educacionais do resto do mundo, perderia a maior parte do seu potencial inovador, integrador e revolucionário” (DIAS apud ASSUNÇÃO, 1995, p.64)

A prática da EA jamais se confunde com a forma tradicional do ensino formal disciplinar e conteudístico, ao trabalhar a Educação Ambiental deve-se aguçar a visão holística, integradora e interdisciplinar, ser flexível, aberto ao diálogo, almejar mudanças, transformações, desejar o novo, o diferente, ser ousado, sonhador, e acreditar. Mas sem perder de vista as raízes da problemática ambiental e se limitar à visão romântica de acreditar que, de forma isolada se pode mudar o mundo. Aqueles ingredientes são necessários para justificar uma ação idealista de compromisso consigo mesmo, com seus pares, com seus descendentes e com a ética, ou seja, com o meio ambiente.
Superando a visão puramente ecológica, a Educação Ambiental visa não apenas transmitir conhecimentos sobre meio ambiente, mas despertar a consciência sócio-ambiental, que se dá por meio de uma prática ativa, libertadora e cidadã. É neste aspecto que ela confronta com a educação tradicional, tecnicista, que tem o livro didático dirigindo o processo educativo, descontextualizado e nem sempre fundamentado cientificamente.



3.1 O meio ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais

“Os alunos podem ter nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes – fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no mato indiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem ”. (BRASIL,1998, p. 169)

O fato acima não é nenhuma surpresa e pode ser verificado e vivenciado no cotidiano escolar. O preocupante é a naturalidade com que isto têm sido encarado pelo público em geral. É evidente que não fazem propositalmente, portanto, não são totalmente culpados. Isso nos incita a pensar e refletir sobre esta situação no sentido de buscar respostas para esta situação. O que há de errado? Quem é o culpado? Existem culpados?
Há algo de errado com esta educação que está sendo praticada, ela está muito distante dos pressupostos de educação baseados nos princípios da formação cidadã, apregoada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Neste sentido, faz-se um apelo aos professores, formadores de opinião, a refletirem sobre esta questão, sobre sua prática e sua responsabilidade. O professor tem um papel fundamental no contexto ambiental atual, deve superar aqueles métodos de ensino que se limitam à transmissão de conceitos e conhecimentos, onde as informações têm um fim em si mesmas.
É urgente uma prática de diálogo e reflexão na construção do saber, sem a qual torna-se irrelevante e alienante as atividades de educação ambiental. Devem se perceber como parte integrante deste meio e portanto têm direitos e deveres, têm um papel a cumprir neste meio ambiente, que é sua própria escola, sua casa, a rua por onde anda, a praça que freqüenta,etc. ou seja, as atividades de educação ambiental serão fundamentais para que cada indivíduo perceba seu papel de ator na construção das “paisagens” e na conservação do “lugar”.
Nesta vertente, a escola torna-se mais que um ponto de encontro ou um lugar que se vai para tomar lanche, ou pior, um lugar que é preciso ficar preso até o sinal de saída. Ela adquire um significado maior, ela possui um sentido para a vida daqueles que lá estão. É preciso encararmos os alunos como pessoas que pensam, que tem um vivência e uma experiência, importantíssimas para seu crescimento e aprendizado tanto individual como coletivo.

3.2 O Papel da Educação e a Interdisciplinaridade

A educação tem uma importância fundamental na busca de solução para a superação do quadro atual em que o mundo se encontra. A tomada de consciência, a mudança de postura e comportamento, apontados como o principal caminho na busca de uma nova visão na relação homem - natureza, passam pela educação.
Ao trabalhar Meio Ambiente na escola, é necessário ir além da simples transmissão de conceitos, conhecimentos e informação, deve-se propor a trabalhar com atitudes e formação de valores. Eis o grande desafio que se coloca para a escola e para os educadores.
Em todos os debates internacionais há um consenso entre as lideranças da importância da Educação Ambiental como o caminho para promover a sensibilização global em busca da sustentabilidade e o repúdio aos comportamentos irresponsáveis e descomprometidos verificados nos últimos tempos.
Como resultado das discussões, vários documentos importantes foram elaborados, entretanto, não basta que as boas idéias fiquem apenas no plano das intenções, neste sentido, foram envidados esforços para que fossem estabelecidas legislações específicas de modo a legitimar a prática da Educação Ambiental. O MEC afirma que foi “Um importante passo foi dado com a Constituição de 1988, quando a EA se tornou exigência a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais (artigo 225, parag. 1o., VI)” (BRASI, p. 181)
A grande diferença da Educação Ambiental com as áreas comuns do conhecimento é seu caráter de formação de opinião, de comportamentos, de atitudes. Assim não justifica e nem se recomenda que seja estabelecida na escola de forma interdisciplinar, como as demais áreas do conhecimento. Apesar de esta hipótese já ter sido cogitada, esta idéia foi superada, visto que caso fosse implantada, significaria um retrocesso no avanço e implantação de sua prática na escola.
Por se tratar de Meio Ambiente, no seu sentido completo, é importante a contribuição de todas as áreas do conhecimento na busca de respostas e caminhos para as questões ambientais em todos os seus aspectos: político, econômico, social, cultural, científico e tecnológico, uma disciplina não daria conta de todas as abordagens necessárias.
Ela tem uma natureza interdisciplinar, sua prática na escola deve acontecer de forma a permear todas as áreas do conhecimento, na qual, cada uma à sua maneira exerce a educação ambiental.
Dada a forma tradicional do ensino fragmentado, disciplinar, característico nas escolas há um certo tempo, praticar educação ambiental significa romper com os padrões estáticos disciplinares já estabelecidos nas escolas, ou seja, é inovação. Este é um grande obstáculo a ser enfrentado para aqueles que se propõem trabalhar de forma interdisciplinar, muitas vezes esbarram em profissionais acostumados com um ritmo de trabalho, e oferecem resistência ao novo, apesar disso, os PCN’s recomendam:

“a formulação do projeto educacional da escola, por meio da discussão, decisão e encaminhamentos conjuntos, com atribuição de responsabilidades, possibilita superar o fracionamento do saber (...) A riqueza do trabalho será maior se os professores de todas as disciplinas discutirem e, apesar de todo o tipo de dificuldades, encontrarem elos para desenvolver um trabalho conjunto” (BRASIL, p. 193)

Mais uma importante contribuição da prática educacional ambiental na escola, é a preocupação em dar respostas aos problemas vivenciados no cotidiano de cada aluno. Ela desperta interesse e tem utilidade para a comunidade escolar. É libertadora e formadora de atitudes cidadãs. É importante que os conhecimentos de Meio Ambiente na escola permitam aos alunos entenderem a trama social em que vivem e principalmente que lhes forneçam instrumentos para agir e transformar esta realidade.
A atividade que será descrita a seguir trouxe para dentro da escola a realidade dos alunos para o debate e a reflexão. Os alunos demonstraram grande interesse pela aula, comentando a importância da atividade que quebrou a rotina da sala de aula.

3.3 Uma Aula de Cidadania com um verdadeiro Educador Ambiental.

Na ocasião em que se comemorava o dia internacional do Meio Ambiente, em 05/06/2005, pretendeu-se realizar um trabalho de Educação Ambiental com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa. O trabalho foi planejado e desenvolvido pela área de geografia.
A principal preocupação foi a de se realizar uma atividade realmente significativa do ponto de vista ensino-aprendizagem e que levasse em consideração os princípios norteadores da EA discutidos nas conferências intergovernamentais, bem como avaliar o grau do desafio de uma atividade que fugisse ao padrão tradicional do ensino.
Em virtude de o professor estar trabalhando com o tema problemas ambientais urbanos, com foco na questão do lixo, buscando ir além da simples abordagem conteudística do livro didático e textos diversos, o professor planejou uma aula com um catador de materiais recicláveis.
O fato de abrir as portas da escola e trazer a realidade para ser discutida dentro de sala de aula é o bastante para movimentar toda a escola e causar inclusive estranheza, visto que foge ao padrão tradicional onde escola é lugar de professores “que ensinam”, alunos “que aprendem” e funcionários “que trabalham”.
O objetivo principal de tal atividade foi o de sensibilizar os participantes (da atividade) para o problema ambiental que representa o lixo na atualidade, com ênfase no seu aspecto social.
Para atingir tal objetivo buscou-se: Trazer a realidade do aluno para dentro da escola; Desmistificar e destruir preconceitos; Construir novos conceitos e valores; Valorizar atitudes cidadãs e solidárias.
Foi necessário realizar uma pesquisa teórica, a respeito da atividade dos catadores de materiais recicláveis no Brasil e no mundo, o papel das cooperativas de catadores, sua importância, além de procurar no município como trabalham as pessoas envolvidas nesta atividade, se existe algum apoio do órgão municipal ou qualquer outra parceria.
Esta etapa do trabalho é importante para nortear a aula que será dirigida pelo professor, de forma que não se perca o foco do objetivo da atividade.
Após isso foi combinado com um catador um dia na escola para que a atividade fosse realizada. É importante uma conversa antecipada com o catador esclarecendo-o que se trata de uma atividade educacional, no qual ele simplesmente esclarecerá seu dia-a-dia aos alunos que muitas vezes podem carregar algum tipo de preconceito em relação à sua atividade por diversos motivos. Esta atividade representa uma excelente oportunidade para promover uma reflexão e a quebra de preconceitos.
A aula foi estruturada com perguntas, dirigidas pelo professor, e respostas (do catador), em seguida foi aberto um espaço aos alunos para que eles pudessem fazer suas perguntas livremente.
Em seguida, foram feitas três perguntas aos alunos, onde eles deixariam registradas suas impressões a respeito da aula. A primeira interrogava sobre o que eles acharam de mais importante e interessante na aula com o catador. Na segunda eles deveriam responder se já conheciam a atividade do catador de materiais recicláveis e se consideravam uma atividade importante. E na terceira eles responderiam de que forma poderiam contribuir para com o trabalho dessas pessoas.
A metodologia apresentada não deve ser seguida à risca, cabendo adequações conforme a realidade de cada escola, uma recomendação importante é que se planeje a atividade com mais de um catador, evitando que imprevistos impeçam a realização da atividade.

4. Resultados:

A importância de trazer a realidade para ser discutida dentro da escola como uma atividade motivadora fica evidente nas respostas dos alunos.
Seu comportamento respeitador durante a entrevista demonstra o interesse além do normal.
A aula foi dirigida de forma que principais temas abaixo fossem abordados:


1 – Por que este trabalho?
R.: Devido à falta de oportunidade de colocação no mercado de trabalho, o lixo foi uma alternativa de renda. A jornada diária é de aproximadamente 15 horas de segunda a sexta-feira, e de 7 horas no sábado.


2 – O senhor gosta deste trabalho?
R.: Gosto e tenho orgulho por se tratar de uma atividade digna e honesta.


3 – Dá para sobreviver?
R.: Consigo uma renda média mensal que não ultrapassa dois salários mínimos.


4 – Que tipo de lixo o senhor coleta e qual a sua destinação? Faz parte de alguma cooperativa?
R.: Papelão, plástico, ferro, etc., todos são vendidos a intermediários que destinam o lixo para as indústrias de reciclagem. Não faço parte de nenhuma cooperativa, na cidade a que existia foi prejudicada por falta de apoio do órgão municipal.


5 – Já sofreu algum acidente com este trabalho?
R.: Não, mas tem que ter cuidado, a gente trabalha sem nenhum equipamento de proteção por falta de condições para adquiri-los. Já encontrei seringas com agulhas, pedaços de lâminas e vidros.


6 – O senhor enfrenta algum preconceito da sociedade?
R.: Sim, tem gente que acha que somos bichos, andarilhos ou mendigos, não reconhecem nosso trabalho e amedrontam as crianças quando elas vêm conversar com a gente. Mas tem muita gente boa, que compreende e colabora com nosso trabalho.


7 – Como a escola e nós individualmente podemos contribuir com o seu trabalho?
R.: É só separar o lixo seco do molhado e deixar numa sacolinha do lado de fora, combinar o horário e dia que eu passo para pegar os resíduos.

Quando interrogados se conheciam a atividade dos catadores e qual a importância da atividade, a grande maioria responde que sim. De forma geral todos relacionam a importância da atividade dos catadores à limpeza da cidade e ao ambiente mais saudável que proporcionam, mesmo aqueles que desconheciam tal atividade:

[1]“Sim, eles ajudam a limpar a cidade...” Emersom

“Não conhecia, mas gostei pois eles não tem vergonha de falar o que são” (Franciele C Santos 8a.)

“Não conhecia, mas acho importante que limpao as ruas” (Éder Juluano Quaresma)7a.

“Não, que eles ajudam a sociedade a não ficar poluída” (Vinícius F Félix) 7a.1

“Não e adorei conhecer. Eu achei muito importante, principalmente o quanto ele ganha por isso” (7a.)

“Ajudam o meio ambiente” (Jéssica Gomes 7a.)

“É, já conhecia, mas não sabia muito bem como funcionava e depois da palestra eu aprendi mais, o serviço dele é importante na limpeza de nossa cidade” (Nayara C. Monteiro)7a.

“fazem um trabalho limpo (Jéssica E. F. Silva)7a.”

“eles tem dignidade e quase todos tem orgulho do que faz” (Ariane R Gonçalves 7a.)

A evolução do pensamento se dá inclusive quanto ao conceito de lixo, sendo que os 72 alunos pesquisados, perceberam o valor atribuído ao “nosso lixo de cada dia”, e nenhum atribuiu a palavra ‘lixo’ à mercadoria (materiais recicláveis) do catador.
Esta atividade é reflexo da falta de emprego que leva muitas pessoas para esta atividade, ao contrário de muitos que acabam na criminalidade. Aqui é importante uma reflexão a respeito dos marginalizados do sistema capitalista, no qual a má distribuição de renda é uma das grandes causas da violência, criminalidade e marginalidade, e a conseqüente construção de novas territorialidades no espaço urbano.
Desta forma, o problema social representa um dos maiores desafios da questão ambiental.
Na grande maioria das respostas, reconhecem a dignidade, a honestidade e a coragem que eles têm para enfrentar um trabalho árduo que é tão importante, porém, discriminado por grande parte da sociedade.
O grande ganho da atividade é o fato de instiga-los a pensar sobre os motivos da discriminação, repensar os valores apregoados na sociedade moderna e resgatar os valores humanos tão esfacelados na conjuntura atual.
Um dos principais objetivos da educação ambiental: o de (re) construir valores humanos, o objetivo da atividade de quebrar preconceitos é alcançado quando na maioria das respostas eles enaltecem o catador pela sua dignidade, honestidade e educação, sem se limitar a observar a aparência.
Conforme afirma DIAS, 1999: 100
“Os seres humanos são ‘tocados’ quando atingidos através de emoções e não por informações. [...] além das informações essenciais para a compreensão do seu metabolismo e das ameaças e alternativas de soluções, precisamos trabalhar com a sensibilidade das pessoas, se pretende ser eficiente.”

Ficou evidente nas falas abaixo que a atividade além de contribuir para a informação, foi capaz de promover a sensibilização de alguns alunos que demontraram superar seus preconceitos em relação a esta atividade.

“É interessante porque minha mãe falava que estas pessoas era ladrão e agora eu vi que eles ao pessoas como eu, eu agora coloco os materiais recicláveis fora do lixo é melhor para eles pegarem. (J. O. Corrêa 8a.)”

“Eu aprendi que ele não é pessoas diferentes, ele não é doido ele é uma pessoa normal não como outras pessoas pensam (---8a.)”

“O racismo onde as pessoas vê ele como um marginal não como uma pessoa que trabalha (Wanessa Gotti Moreira 8a.)”

“... o que eu achei mais interessante na aula ... é que devemos tratar eles como qualquer pessoa.” (7a.)

“Aprendi que com os materiais que jogamos no lixo os catadores ganham a vida reciclando-os e achei interessante a coragem que eles tem de enfrentar os preconceitos que surgem com esse trabalho. 8a.”

“aprendi que não se precisa roubar so pq se é pobre, faça como os catadores, não se rendam à criminalidade” (jonatas da Silva 8a.)

“...devemos valorizar todos os tipos de trabalho e eu gostei da forma como ele demonstrou sua personalidade. São muito corajosos e por muitas vezes são discriminados e até confundidos com mendigos” (Michelle Melo 7a.1)

“foi a melhor aula que tive, aprendi a ser mais humilde, caridoso, e achei interessanto o dia-a-dia deles”. (Célio Neto 7a.)

“achei muito legal, e aprendi demais com o catador que é um trabalho honesto e interessante. 8a”.

“achei a aula super interessante, achei legal o modo que eles trabalha, a honestidade dele”(Stephânia Beatriz Ferreira 7a.)

“que a gente deve olhar as pessoa não pela sua aparência ou pelo seu trabalho, mas sim pela sua história (Vinícius F Félix) 7a.1”

...trabalham em grupo mas ás vezes há discussões por causa dos materiais (territorialidade) (Amanda Freitas)7a.

A partir deste bate-papo, uma grande aula, várias questões podem ser discutidas, como por exemplo, o desemprego no Brasil, o crescimento urbano, dentre outros. Percebe-se que se trata de uma atividade multi e interdisciplinar, bastante enriquecedora.

5. Considerações Finais.

Conforme orientações das tendências pedagógicas mais atuais, bem como dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve-se oferecer ao aluno instrumentos básicos para lidar com o mundo complexo fora da escola.
A educação tradicional, disciplinar e conteudística se mostrou obsoleta diante das rápidas transformações dos últimos tempos. Assim a Educação Ambiental vem como uma proposta alternativa e portanto deve permear todas as disciplinas e não incorrer no equívoco de pretender se institucionalizar como uma disciplina, visto que a problemática ambiental deve ser entendida sob a ótica dos “multi-olhares” que só é viável mediante a interdisciplinaridade.
Sem dúvida a educação tem um papel crucial diante da crise ambiental atual, por meio dela é possível promover a reflexão e a sensibilização necessárias à mudança de comportamentos e atitudes.
Ficou evidente que trabalhar temas transversais, ou seja, trazer para ser discutida em sala de aula a realidade do aluno, na busca de soluções para um mundo melhor, envolvem e motivam mais os alunos, além do que, não demanda grandes somas de recursos, apenas um ideal, perseverança e compromisso, necessários para driblar os impedimentos “burrocráticos”, afim de se realizar uma educação que tenha por prioridade a formação de valores humanos, necessários à prática cidadã.
É de grande ganho a atividade por colocar em pauta o aspecto social da questão ambiental e tornar a aula prazerosa quando a sala vira um cenário onde atores e platéia são reais, e cada um tem um papel na construção da paisagem urbana, recheada de contradições.

6. Referências:

ASSUNÇÃO, W. L. A Educação Ambiental como um processo interdisciplinar: Uma Experiência com a Coleta Seletiva de Lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia MG - Dissertação de Mestrado. Uberlândia 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC,1998, 436p.

COELHO, Maria Célia Nunes. Impactos Ambientais em Áreas Urbanas – Teorias, Conceitos e Métodos de Pesquisa. In Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. GUERRA, Antônio José Teixeira & CUNHA, Sandra B. (orgs.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 7a. ed. São Paulo: Gaia, 2001.

DIAS, Genebaldo Freire. Elementos para capacitação em educação ambiental. Ilhéus BA: Editus, 1999.

LIXO & CIDADANIA. O Trabalho das crianças no lixo. Disponível on-line em acesso em 06/2004.

Movimento Catadores CRUMA -Vida e Cidadania. Carta de Brasília. Disponível on-line em acesso em 06/2004.

OLIVA, Jaime Tadeu. Globalização, Educação e Meio Ambiente: Uma discussão sobre a escala de abrangência. In: Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Depto de Política da Educação Fundamental. Brasília 2001. 61p. p. 57 – 59.

OLIVEIRA, Elísio Márcio de. Educação Ambiental – uma possível abordagem. 2 ed. – Brasília: Ed. IBAMA 2000. 150p.

OLIVEIRA, Lívia de. A percepção da qualidade ambiental. In Caderno de Geografia. Belo Horizonte. V. 12 n. 18 1º sem. 2002 p. 40-49.

OLIVEIRA, Lívia de. O lixo urbano: Um problema de percepção ambiental. In Caderno de Geografia. Belo Horizonte. V. 12 n. 19 2º sem. 2002 p. 26-34.

VIANNA, L. P. et al. Política Nacional de Educação Ambiental. In: Textos da Série Educação Ambiental do Programa Salto para o Futuro. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação à Distância. Julho 2000.

VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. 1a. ed. Rio de Janeiro: Record. 1999



[1] As citações dos alunos foram fiéis às originais, transcritas na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário