sábado, 3 de abril de 2010

II Encontro do Ensino de Geografia, História, Sociologia e Filosofia - I Jornada Prof. Paulo Freire de Debates em Ciências Humanas e Ambientais

1. APRESENTAÇÃO

O novo milênio desvela o universo de insegurança e incertezas que marcam a história da humanidade neste limiar de século XXI. Vive-se um período marcado, de um lado, pelo avanço sem precedentes das tecnologias e das ciências e, de outro, as opacidades, a coisificação do homem e da natureza, o aumento exponencial das desigualdades sociais, da segregação socioespacial e racial. A sociedade que surgiu sob a égide de promessa da felicidade humana, sob as palavras de ordem de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, não encontrou respaldo nos tempos modernos. Dessa promessa restou apenas um murmúrio, um sussurro que não passa de um eco perdido na prática da natureza, dos saberes, dos valores, da cultura e do conhecimento mercantilizados, em prol da mais valia que se edifica na sociedade do culto ao supérfluo e ao consumo sem qualquer base de fundamentação.
No campo do pensamento e elaboração de um projeto maior de vida para justificar a essência da existência humana, encontra-se uma ciência abortada da Filosofia. Ou seja, uma ciência acéfala que afasta a humanidade de um projeto maior, que castra da humanidade um de seus direitos mais sagrados, o de pensar livremente. O pensamento positivista/cartesiano fragmenta o conhecimento em gavetas, em compartimentos estanques, onde se justifica o processo de ultra-especialização em favor da superprodução de supérfluos, em detrimento da construção de um paradigma que resignifique a essência da existência humana.
A fragmentação dos saberes e dos conhecimentos aparta as ciências, confina-as no catre da ausência de criatividade, da fabricação de valores artificiais e de desejos supérfluos. Assim, neste início de século, aprofunda-se a crise de projetos de homem e de natureza. A natureza e o homem coisificados descortinam a enorme crise que afeta a educação, a Geografia, a História, a Filosofia as Artes, enfim, uma crise que tem sua expressão maior na desconstrução dos valores morais, dos conhecimentos significativos, de um novo modelo de sociedade que resgate a dignidade e a essência do ser humano e de sua relação com a natureza.
A sociedade dos tempos modernos aprofunda as contradições e os conflitos, banaliza as relações humanas, destroi a essência do pensamento e da vida. Assiste-se nos tempos modernos, o aprofundamento do abismo que separa a concentração da riqueza no Hemisfério Norte, da concentração da miséria no Hemisfério Sul. A sociedade autofágica da modernidade está cambaleante e, junto com ela, o conjunto das ciências, em especial as ciências humanas. E é para debater e refletir acerca dessa série de considerações que se propõe a realização desse evento. É para buscar soluções que apontem para outro modelo de paradigma que prime não pela racionalidade técnica, mas, que valorize, sobretudo, uma racionalidade social, é que se busca a construção desse encontro regional.
2. Justificativa
O Triângulo Mineiro não pode ser pensado separadamente dos contextos global, nacional e estadual. A mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba passa pelos mesmos problemas que afetam a humanidade em escala mundial. Diante disso, é preciso aliar o “pensar e agir” globalmente com o “pensar e agir” localmente.
A cada ano que passa o discurso acerca da centralidade da educação e da construção do conhecimento, para a reconquista dos valores morais, dos princípios da autêntica cidadania e da construção de um novo paradigma que valorize a existência humana se repete. Mas, esse discurso se perpetua justamente pela ausência de ações práticas e de propostas que representem um salto no sentido da construção de uma educação que seja, efetivamente, de qualidade, de conhecimentos que sejam, de fato, significativos para a melhoria das condições de vida da humanidade.
Esse evento tem a pretensão de dar as bases para a construção de um núcleo que venha oxigenar a produção científica em nossa região. A construção de um núcleo que dialogue numa perspectiva de ações práticas que visem, senão à solução, pelo menos à minimização dos problemas ambientais, educacionais, filosóficos e socioculturais a partir de nossa região. Por fim, esse projeto se justifica pela tentativa de um diálogo multi/transdisciplinar dos diversos campos de pensamento que compõem o conjunto das ciências humanas.
3. Objetivo Geral:
  • Construir um espaço de diálogos e debates, visando à edificação de um núcleo permanente que venha formular, por intermédio de diálogos multi/transdisciplinares, propostas para sanar a crise no campo das ciências humanas.
4. Objetivos Específicos:
  • Construir um núcleo de pensamento e elaboração de propostas para os diversos campos de atuação das ciências humanas;
  • Debater os principais problemas educacionais de nossa região, seja em sala de aula, seja no campo das políticas públicas educacionais;
  • Propiciar as condições para a oxigenação do pensamento científico nas áreas da Sociologia, Filosofia, Geografia, História, artes, dentre outros campos das ciências sociais;
  • Criar as condições para a construção de meios para a divulgação do pensamento científico na região (revistas, jornais, sites, blogs, etc.).

5. Eixos temáticos para inscrição de trabalhos

I - Educação e sociedade moderna:
a) Políticas públicas educacionais;
b) Ensinoaprendizagem e práticas didaticopedagogicas;
c) História da Educação.
II - O ensino de Geografia e História na sociedade globalizada;
III - O pensamento sociológico na sociedade moderna;
IV - A Filosofia e a construção do conhecimento nos tempos atuais;
V - As ciências humanas, as artes e os grandes problemas da modernidade;
VI - Natureza e sustentabilidade socioambiental.
6. Data do evento
De 21 a 23 de outubro de 2010 ou de 28 a 30 de outubro de 2010.

6.1 Programação do evento
1º Dia: Abertura
Atividade cultural e mesa redonda
2º dia: Comunicação de trabalhos
Espaços de diálogos e debates
3º dia: grupos de trabalhos/encerramento
Minicursos e oficinas temáticas
Palestra de encerramento e atividade cultural.
7. Entidades envolvidas:
Núcleo de Estudos em educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS), Instituto Curupira, Associação dos Geógrafos do Brasil, seção Uberaba/MG (AGB/Uberaba).

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