sábado, 17 de abril de 2010

Membro do NEEFICS marca lançamento de novo livro




O Prof. Valter Machado da Fonseca, membro do NEEFICS, concluiu seu novo livro, que já tem o lançamento marcado para o dia 28 de maio de 2010, às 20 horas, no Centro Cultural Cecília Palmério, no Campus I, da Universidade de Uberaba, situado na Avenida Guilherme Ferreira, no centro de Uberaba. A obra intitulada “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS: artigos escolhidos, ideias compartilhadas” foi escrita em parceria com a Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga, coordenadora do COSAE/CNPq.

A obra é um meticuloso apanhado das pesquisas mais significativas, publicadas pelos dois autores nos últimos seis anos de investigações científicas, sendo, todas elas, publicadas em Congressos, Seminários e periódicos científicos nacionais e internacionais. As pesquisas presentes na obra tratam de temas que assumem a centralidade do debate, tanto no meio científico quanto na mídia, nos dias atuais. Numa perspectiva crítica e contextualizada, Valter Machado da Fonseca e Sandra Rodrigues Braga discutem relevantes temáticas, tais como: a Amazônia brasileira, atual estágio de degradação e conservação, o Cerrado, as unidades de conservação e a expansão da fronteira agrícola, o espaço urbano e agrário, a polêmica questão da transgenia, a gestão de resíduos sólidos nas médias e grandes cidades brasileiras, a problemática do “Aquecimento Global’, a Geopolítica dos recursos hídricos, a questão da biopirataria, os biocombustíveis, a crise energética e as fontes de energia alternativa, a monocultura canavieira no Brasil, dentre outras relevantes temáticas.

Trata-se, portanto, de uma obra de grande densidade teórica, especialmente dirigida a professores e estudantes universitários, pesquisadores e estudiosos dos campos das ciências da Terra e ciências socioambientais. Enfim, trata-se de um livro endereçado a todos aqueles que se preocupam com os grandes temas socioambientais que tanto afligem a humanidade, neste limiar de século XXI.

Sobre os autores:

Valter Machado da Fonseca: é natural de Lagoa Formosa (MG), fixou residência em Uberaba (MG) há 30 anos, é Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) – UFU, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Posgraduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/FACED/UFU. É professor dos cursos de Graduação em Geografia, Pedagogia e Engenharias de Produção, Civil e Ambiental da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É coordenador da Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção Uberaba – AGB/Uberaba. Possui inúmeros trabalhos relativos às áreas de Educação, Geografia e Geociências, publicados em Congressos e Seminários nacionais e internacionais, além de vários artigos em periódicos científicos. É pesquisador das áreas de “Alterações Climáticas” e “Impactos socioambientais das monoculturas Sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. É membro-fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS). É autor do livro “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: entrelaçando saberes, unificando conteúdos”. Contatos:machado04fonseca@gmail.com

Sandra Rodrigues Braga: é natural de Uberaba, onde, além de professora, atuou como ativista dos movimentos sociais, aos quais atribui todo seu aprendizado. Após anos de autodidatismo, concluiu a licenciatura plena em Geografia. Pouco depois, ingressou no mestrado e, logo depois, concluiu seu doutorado em Geografia, percurso todo calcado pela Universidade Federal de Uberlândia. Prestou concurso para analista em C&T do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que a levou a mudar-se para Brasília. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Educação (COSAE/ CNPq). Mesmo fora da academia, continua a publicar em periódicos nacionais e estrangeiros e a participar de eventos da área de Geografia, na qual sua experiência se concentra em Geopolítica, com ênfase nos temas políticas públicas, Brasil e América Latina, geografia urbana e poder. Possui diversos trabalhos em periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Contatos: sandrarbraga@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário