sábado, 19 de junho de 2010

Em nome da humanidade! Obrigado José Saramago!

Por Valter Machado da Fonseca

Neste dia 18 de junho de 2010, a humanidade perdeu um de seus membros mais ilustres. Morreu José Saramago, escritor português que fazia da pena uma poderosa arma contra as injustiças e em favor dos injustiçados do mundo. Apesar de nascer em Portugal, Saramago era cidadão do mundo. Era um homem para além desse tempo de “barbárie”, era um homem cuja visão simples, própria da origem camponesa, não se concentrava nos detalhes, mas na totalidade da essência do mundo, conseguindo perceber os detalhes e suas ligações com a totalidade do mundo, com a harmonia e desarmonia da vida. Assim era Saramago, assim ele foi durante toda sua existência. Polemizava quando era necessário, brigava quando tinha convicção de sua causa, porém, nunca abandonava uma causa nobre.
Esse adorável escritor passou toda sua existência entre o amor e o ódio. Era amado pelos que possuíam nobreza de caráter e odiado pelos covardes, pelos assassinos, pelos injustos, pelos escravagistas, pelos censores. Saramago examinava o mundo com a lupa da honradez, da retidão de seus valores, da luta contra todas as formas de preconceito e discriminação [das maiorias e das minorias]. Mais que escritor, ele era um militante em favor das causas justas, por isso, ele examinava os fatos e suas consequências e não seus autores. Elogiava quando se merecia e criticava quando necessário. Não importavam a quantos nem a quem eram dirigidas suas críticas ou elogios. Esse era o homem português, escritor, lutador, desbravador, pesquisador, poeta de muitos ou de poucos homens.
Sua obra tinha o traço da crítica severa, mas não da crítica pela crítica, mas da crítica propositiva, que buscava alternativas, que vislumbrava novos horizontes, novos rumos, novos caminhos. Acreditava que para “para se descobrir novos caminhos é necessário sair dos trilhos”, pois eles [os trilhos] determinam um único caminho, já conhecido. Sua obra se destaca pela ironia verdadeira, pela contundência de sua crítica, pelo apelo que faz em nome da construção de outro mundo, de outra sociedade. Sua filosofia era a filosofia da liberdade, do amor à vida e aos homens justos, acima de tudo.
Sua obra se destaca, mais que nunca, pela simplicidade de sua escrita. Mas não é uma simplicidade qualquer, é a simplicidade que destaca o complexo, o contexto. É uma simplicidade que se aprofunda desnudando a verdade de suas crenças, metendo medo nos covardes, dando o verdadeiro nome às coisas, não importando a quem ou a quantos iria agradar ou desagradar. Diferente de alguns que se dizem escritores, Saramago não escrevia para vender. Não fazia da literatura mera mercadoria a serviço da mais valia. Sua obra objetivava a construção de uma filosofia de vida, da edificação de um mundo e de uma sociedade mais humanos. Esses traços, contundentes em sua literatura o assemelham a Paulo Freire.
Ao analisarmos, com profundidade, seus trabalhos, podemos perceber diversos pontos comuns com os trabalhos do professor Paulo Freire. Assim como Freire, Saramago acreditava que a utopia de hoje será a realidade de amanhã, que a esperança é o tênue fio que une o sonho à realidade. Assim como o nosso brilhante Paulo Freire, ele também acreditava na emancipação dos “Demitidos da vida”, dos “Esfarrapados do mundo”. Por isso, defendia os indígenas, os negros, os mendigos, as prostitutas, os homossexuais, enfim, fazia sua a causa dos oprimidos, dos “De baixo”, nas palavras de Freire. Assim como Freire, Saramago acreditava no poder de transformação presente em cada ser humano, acreditava na essência entre a forma e o conteúdo. Enfim, os dois acreditavam com veemência na emancipação dos oprimidos diante dos opressores. A “Pedagogia crítico-libertadora” de Paulo Freire é a mesma “Filosofia da liberdade” de Saramago.
Por fim, a humanidade não perdeu apenas um escritor ilustre. Mais que isso! A humanidade perdeu um militante em favor da justiça, dos oprimidos. Perdeu um homem que desafiava, com a mesma intensidade tanto o Vaticano quanto a Casa Branca. Perdeu um homem que, acima de tudo, nunca se deixou fascinar pelo poder que emana das elites, das falcatruas, das maracutaias, da desonestidade e da injustiça.
Enfim, pelo homem que foi e pelas ideias que construiu, por intermédio de sua escrita simples, cuja obra se assemelha à batuta que rege uma grande sinfonia, em nome da humanidade, eu brado em alto e bom som: sua obra percorrerá a eternidade. Obrigado! Grande José Saramago!


domingo, 6 de junho de 2010

Lançamento do livro “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS” foi um sucesso.


Valter Machado da Fonseca e Sandra Rodrigues Braga na sessão de autógrafos
Por NEEFICS


Aconteceu no dia 28 de maio de 2010 (sexta feira), no Centro Cultural Cecília Palmério, Campus I da universidade de Uberaba (UNIUBE), o lançamento do livro “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS: artigos escolhidos, ideias compartilhadas”, de autoria do Prof. Valter Machado da Fonseca, Mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU) e docente da UNIUBE e da Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga, analista de projetos e coordenadora do COSAE do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq).
O lançamento contou com a presença de, aproximadamente, 150 pessoas e foi considerado um sucesso pelos organizadores deste relevante evento de produção literária. O compositor Uberabense, músico e violonista clássico Sérgio Ramos abrilhantou a abertura do evento, com uma apresentação musical memorável.
A mesa foi composta pelos professores Aristóteles Teobaldo Neto (Geografia/Uniube), Humberto Ritt (Engenharia Ambiental/Uniube), Anízio Bragança júnior (Comissão Pró AGB/Uberaba), Maria dos anjos P. Rodrigues (membro do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro – NEEFICS), Sandra Rodrigues Braga e Valter Machado da Fonseca (autores da obra), além dos acadêmicos Zaida Siufi (Graduanda em Engenharia Ambiental da Uniube e integrante do Instituto Curupira de ecologia) e Weslei Borges (aluno do curso de Geografia da universidade Federal do Triângulo Mineiro e Presidente do centro Acadêmico Sueli Del Grossi, de Geografia da UFTM). A mestra cerimônia do evento foi a Profª. de Línguas Hosana Reis.
O evento contou ainda com duas relevantes palestras ministradas pelos autores. A primeira intitulada “OS PROBLEMAS URBANOAMBIENTAIS DO SÉCULO XXI” foi ministrada pelo Prof. Mestre e doutorando Valter machado da Fonseca. A segunda palestra teve como temática “OS RECURSOS HÍDRICOS NO SÉCULO XXI” e foi proferida pela Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga.

SOBRE A OBRA

Trata-se de uma obra de grande densidade teórica, com 287 páginas, retratando um apanhado das produções mais significativas, resultantes de pesquisas sérias dos dois autores, nos últimos 6 (seis) anos e publicadas em anais de congressos nacionais e internacionais e periódicos científicos. A obra inclui trabalhos publicados em parceria e individualmente pelos autores acerca das temáticas ambientais mais discutidas na atualidade, tais como: a Amazônia, o Cerrado, queimadas e desmatamentos, geração e produção de efluentes domésticos e industriais, transgenia, Recursos Hídricos, debates sobre sustentabilidade socioambiental, bicombustíveis e energia alternativa, aquecimento global, as diversas formas de poluição, uso e manejo dos recursos naturais, problemas ambientais urbanos, dentre vários outros importantes assuntos.
Os autores acreditam que este livro trará uma riquíssima contribuição para o conjunto dos professores, estudantes, estudiosos e pesquisadores interessados e preocupados com as temáticas ambientais e sociais. Por fim, eles crêem que a obra será de grande valia para todas as pessoas que se preocupam com o presente e o futuro do planeta e da espécie humana.

SOBRE OS AUTORES

Valter Machado da Fonseca: é natural de Lagoa Formosa (MG), fixou residência em Uberaba (MG) há 30 anos, é Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) – UFU, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Posgraduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/FACED/UFU. É professor dos cursos de Graduação em Geografia, Pedagogia e Engenharias de Produção, Civil e Ambiental da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Possui inúmeros trabalhos relativos às áreas de Educação, Geografia e Geociências, publicados em Congressos e Seminários nacionais e internacionais, além de vários artigos em periódicos científicos. É pesquisador das áreas de “Alterações Climáticas” e “Impactos sócio-ambientais das monoculturas Sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. É membro-fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS). É autor do livro “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: entrelaçando saberes, unificando conteúdos”. Contatos: machado04fonseca@gmail.com
Sandra Rodrigues Braga:
é natural de Uberaba, onde, além de professora, atuou como ativista dos movimentos sociais, aos quais atribui todo seu aprendizado. Após anos de autodidatismo, concluiu a licenciatura plena em Geografia (1999). Pouco depois, ingressou no mestrado e, em 2008, concluiu seu doutorado em Geografia, percurso todo calçado pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2004, prestou concurso para analista em C&T do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que a levou a mudar-se para Brasília. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Educação (COSAE/ CNPq). Mesmo fora da academia, continua a publicar em periódicos nacionais e estrangeiros e a participar de eventos da área de Geografia, na qual sua experiência se concentra em Geopolítica, com ênfase nos temas políticas públicas, Brasil e América Latina, geografia urbana e poder. Possui diversos trabalhos em periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Contatos: sandrarbraga@terra.com.br

EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO: A escola passada a limpo

Por Valter Machado da Fonseca

Hoje, em meus devaneios de toda madrugada, um assunto que me vem, constantemente, à memória voltou a me inquietar. O crônico e histórico problema da educação brasileira voltou a me perturbar. Talvez, o motivo do aumento da frequência da inquietação sobre esta temática esteja relacionado à aproximação do processo eleitoral deste final de 2010.
Como de costume, em todos os processos eleitorais no Brasil, esta temática entra em voga, e se agiganta, cada vez mais, à medida que as eleições se aproximam. Não existe tema mais preferido por todos que pleiteiam cargos [do legislativo ao executivo, passando pelo judiciário] do que a educação. O recente e justo movimento grevista dos professores da Rede Estadual de Ensino veio trazer novos e importantes elementos para aumentar, ainda mais, minhas inquietações.
Todos os candidatos que pleiteiam cargos [em todos os escalões] do governo, em seus palanques eleitorais, fazem verdadeiras apologias à educação. E não falam de qualquer educação, falam em nome de um ensino de qualidade em todos os níveis, como se a escola pudesse sanar todos os problemas sociais, econômicos e culturais do país [inclusive o mau caratismo, a improbidade administrativa, as maracutaias, os desvios de verbas e as diversas formas de corrupção].
Reexaminando os editais que regem os concursos públicos que visam “selecionar” os melhores candidatos nas instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino em nosso país, podemos verificar discrepâncias e lacunas que permitem a manipulação desses concursos, dirigindo-os para os candidatos preferenciais de alguns “iluminados”, os mesmos que sobem nos palanques eleitorais em defesa de uma educação de qualidade. Afinal, para que servem os concursos públicos? Servem para selecionar, de fato, os melhores e mais capacitados candidatos para os cargos disponíveis, ou servem apenas como instrumento de manobra para beneficiar alguns concorrentes? Em diversos locais do nosso imenso território surgem, a todo o momento, evidências e provas cabais de manipulações dos concursos públicos.
Se quisermos, de fato, construir uma educação de qualidade no Brasil, os governos devem voltar os olhos para os editais, critérios, composições de bancas de examinadores e processos de avaliação e seleção dos melhores candidatos para ocuparem os cargos colocados à disposição na educação pública, em todos os níveis [das escolas municipais às universidades estaduais e federais]. Por fim, para se efetivar no país uma educação verdadeiramente de qualidade, os nossos governantes e representantes devem se preocupar com todas as questões envolvidas no processo educacional brasileiro, a iniciar por um reexame dos formatos dos concursos públicos que escolhem os candidatos a docentes e funcionários de nossas escolas e universidades. É preciso, urgentemente, passar a limpo o rascunho da proposta dos concursos públicos no Brasil.

A ÁGUA VIOLENTADA EM UBERABA

Por Valter Machado da Fonseca

A problemática da superprodução e superacumulação de efluentes domésticos e industriais tem sido uma das maiores preocupações da humanidade nos tempos modernos. Esse problema, fruto do processo de industrialização/urbanização desordenado, tem se alastrado por todos os cantos do planeta. No Brasil, em especial, essa questão assume dimensões gigantescas, principalmente nas médias e grandes cidades do país, devido, principalmente, à desinformação que atinge os gestores e legisladores das principais cidades brasileiras. Na grande maioria delas, aliada ao parco entendimento do assunto por parte dos poderes públicos e legisladores locais, existe o problema real da falta de planejamento urbano-ambiental. O problema está diretamente vinculado ao uso, gestão e manejo incorretos do solo urbano.
Em Uberaba, o problema, talvez seja ainda mais grave, devido às frequentes enchentes no centro da cidade [fruto da falta de planejamento] que se vincula, dentre outros fatores determinantes, também ao problema da má destinação e disposição do lixo doméstico e industrial. A deposição incorreta desse lixo urbano acaba por destruir e contaminar a vegetação do entorno da cidade, além de sacrificar a fauna, o que agrava ainda mais o problema das enchentes e inundações.
No dia 17/03/2010 tive oportunidade de, por intermédio de verificação in locu, analisar com mais profundidade o problema da deposição de resíduos [que seriam da construção civil] na denominada “Pedreira”. Fiquei estarrecido com o que vi. Não é preciso ser um exímio observador para perceber a gravidade do crime ambiental praticado naquela área. Apenas por meio da análise visual e superficial, dá para se perceber que não se trata apenas de resíduos da construção civil.
No local existe todo tipo de material, misturado aos entulhos [conforme registro da rede de TV que me acompanhou]. São peças de eletrodomésticos, restos de comida e outros tipos de lixo orgânico, embalagens, sacos e sacolas plásticas, metais, borracha, pneus e, pasmem! Registramos embalagens de agrotóxicos e inseticidas, além de pilhas e baterias. Sabe-se lá se não existe lixo hospitalar sob os entulhos. Não há nenhuma preocupação com a fiscalização e, muito menos com a separação e seleção do material ali depositado.
Aliado a todos esses problemas, o lixão localiza-se acima do ponto da captação de águas do Rio Uberaba, há aproximadamente vinte metros de um córrego, um de seus afluentes. O chorume produzido por esse tipo de resíduo infiltra-se no solo e vai direto para o lençol freático, atingindo a zona de recarga desse corpo d’água, que deságua no Rio Uberaba. Além do chorume, o escoamento superficial das águas das chuvas carreia, diretamente, para o leito do córrego todo o material poluído. Com isso, não temos a mínima ideia da quantidade de coliformes fecais, além de outros germes e bactérias que podemos estar ingerindo no nosso dia a dia, por intermédio do consumo de água.
A pergunta que não quer calar é: Quem autorizou a deposição de lixo num local que, inclusive, faz parte de Área de Proteção Ambiental (APA), tão próximo [em cima] dos mananciais que abastecem nossa cidade? O que pensam os legisladores e o ministério público? Essas indagações eu deixo para a reflexão dos leitores. Devemos ficar alertas, pois, das torneiras de nossas residências, podemos esperar qualquer “coisa”, por mais estranha que seja, quando a abrirmos para o uso da “água nossa de cada dia”. Água, com a qual a natureza sabiamente nos presenteou e que tratamos de poluir dia após dia.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Lançamento do livro: "ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS".



Por NEEFICS


O Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NNEFICS) tem a honra de anunciar o lançamento do novo livro do Professor, Mestre e doutorando em Educação Valter Machado da Fonseca (também integrante do NEEFICS). A obra foi escrita em parceria com a Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga (uma das fundadoras do NEEFICS) e coordenadora do COSAE/CNPq.
A obra trata de relevantes temáticas que ocupam, nos tempos presentes, a centralidade dos debates conjunturais, seja no meio científico, seja na mídia, como o "aquecimento global", transgenia, espaço urbano e agrário, resíduos sólidos, Amazônia: atual estágio de degradação e conservação, o Cerrado brasileiro e a expansão da fronteira agrícola, a geopolítica dos recursos hídricos, a monocultura canavieira, os biocombustíveis, dentre outras importantes temáticas.
Ela será lançada no dia 28 de maio de 2010, às 20 horas, no Centro Cultural Cecília Palmério - Campus I, da Universidade de Uberaba (UNIUBE), situado na Avenida Guilherme Ferreira, 217 - Centro - Uberaba (MG). No evento, os autores proferirão palestras de interesse de toda a comunidade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

PREFÁCIO: Entre o Ambiente e as Ciências Humanas

Por Vânia Rúbia de Farias Vlach

Sociedade, Natureza, Ser humano: fenômenos que se desdobram em processos e originam conceitos que entram em contradição uns com os outros, se contrapõem e se complementam na teia da vida no e do planeta Terra. Em “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS”, algumas questões centrais da modernidade são objeto de uma reflexão pautada por seu caráter político e geopolítico. Neste prefácio, muito me honra registrar tal caráter, pois a abordagem exposta nas próximas páginas se afasta da tradição de uma suposta neutralidade científica da geografia. Tal a priori nos confinou, durante muito tempo, a uma análise fragmentada do mundo, não obstante honrosas exceções.
Na organização do espaço geográfico, tantas vezes evocado como objeto de estudo desta ciência, os sujeitos eram abstraídos, como se suas motivações, necessidades e seus interesses pudessem ser eliminados. Ou seja, ignorando que o Ser humano só se realiza na dimensão do social. Assim, são as relações de poder entre os homens, divididos em grupos e classes sociais, que explicam a configuração do espaço, em todas as escalas. Em outras palavras, no coração do viver/conviver do Ser humano na Terra (e além dela), a política entra em cena!
Valter Machado da Fonseca e Sandra Rodrigues Braga discutem questões vinculadas ao sócio-ambiental no Brasil e no mundo, e ao urbano, especificamente nas cidades médias brasileiras, sempre atentos aos laços entre o global e o local. Ponderam o significado político e geopolítico da biodiversidade, sobretudo na Amazônia, as várias Amazônias, e no cerrado, e como os projetos do agronegócio, ao se apropriarem dela como mercadoria, degradam tais espaços e a empobrecem. Paralelamente, consideram a complexidade das consequências que sua mercantilização acarreta na dinâmica social, principalmente no cotidiano dos povos da floresta amazônica, do pequeno produtor no cerrado, do trabalhador da cana de açúcar no Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo, dos habitantes de cidades médias.
Nesse sentido, o recente avanço da monocultura no Brasil é reavaliado. E o discurso dos biocombustíveis, a “energia limpa” como solução para a crise energética mundial, do “projeto etanol”, assim como a concepção de desenvolvimento sustentável, são criticados adequadamente. Ao abordarem a biotecnologia e a biopirataria, duas faces da natureza mercantilizada, desmistificam a neutralidade da tecnologia. O mesmo ocorre quando enfatizam que os transgênicos demandam a definição de políticas públicas tendo em vista a saúde humana, o que deve ser precedido pela democratização da informação à população em geral (consumidores, pesquisadores etc.), e exige forte mobilização popular. A água, hoje caracterizada enquanto commodity, por conseguinte, não mais como parte inalienável das condições que permeiam o direito à vida, é analisada como fator geopolítico decisivo para a conquista da paz no Oriente Médio, e como responsável pela integração do continente americano, na proposta “Panamérica”. Observa-se que, nas cidades, a escassez de água agrava a precariedade da vida dos mais desfavorecidos. Ainda nas cidades, o lixo é problematizado na ótica de um consumismo desenfreado por parte dos mais privilegiados, o que acarreta sequelas para todos os moradores.
Não lhes escapa a separação entre a pesquisa científica e os saberes populares, entre o meio científico e os gestores ambientais. Por isso, defendem o resgate dos saberes populares, e a educação. Seu objetivo, que pode ser sintetizado na formação da cidadania, reclama a inclusão da dimensão ambiental no seu fazer cotidiano, uma prática política por excelência. Em relação à ciência, reivindicam seu compromisso com a dignidade do Ser humano.
Explicitando o significado geopolítico dos conflitos e rivalidades de poder que se manifestam no território, no capítulo final, Sandra Rodrigues Braga apresenta uma contribuição fundamental para uma análise do urbano sob esta perspectiva, apoiada em sólida fundamentação teórica. Dessa maneira, reexamina a denominada geopolítica clássica, cujas diretrizes originais explicam porque, até hoje, no meio acadêmico, tende-se a desconsiderar a possibilidade de se avançar além do que seus estudiosos propuseram há pouco mais de um século. Ou seja, a geopolítica também pode contribuir para a disseminação da democracia na sociedade contemporânea. E no urbano, dado que a organização de seu território é objeto da mobilização dos vários sujeitos, muitos dos quais privados de moradia, um direito elementar do Ser humano. Que não se dissocia dos demais direitos à cidade: educação, saúde, ambiente, participação na vida pública etc.
Enfim, os autores convidam à leitura, por meio de indagações, propostas, formulações teórico-metodológicas, em aberto e devidamente contextualizadas, outro destaque deste livro. E instigam ao debate, vital para a democracia, no Brasil e no mundo.
Vânia Vlach
São Paulo, março de 2010!
Vânia Vlach é Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Geopolítica - Université Paris VIII. Docente, do Programa de Posgraduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Autora de diversos livros na área de ensino de Geografia. Assessora ad hoc sem vínculo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2003). Bolsista Produtividade em Pesquisa-PQ/Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq

sábado, 17 de abril de 2010

Membro do NEEFICS marca lançamento de novo livro




O Prof. Valter Machado da Fonseca, membro do NEEFICS, concluiu seu novo livro, que já tem o lançamento marcado para o dia 28 de maio de 2010, às 20 horas, no Centro Cultural Cecília Palmério, no Campus I, da Universidade de Uberaba, situado na Avenida Guilherme Ferreira, no centro de Uberaba. A obra intitulada “ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS: artigos escolhidos, ideias compartilhadas” foi escrita em parceria com a Profª. Drª. Sandra Rodrigues Braga, coordenadora do COSAE/CNPq.

A obra é um meticuloso apanhado das pesquisas mais significativas, publicadas pelos dois autores nos últimos seis anos de investigações científicas, sendo, todas elas, publicadas em Congressos, Seminários e periódicos científicos nacionais e internacionais. As pesquisas presentes na obra tratam de temas que assumem a centralidade do debate, tanto no meio científico quanto na mídia, nos dias atuais. Numa perspectiva crítica e contextualizada, Valter Machado da Fonseca e Sandra Rodrigues Braga discutem relevantes temáticas, tais como: a Amazônia brasileira, atual estágio de degradação e conservação, o Cerrado, as unidades de conservação e a expansão da fronteira agrícola, o espaço urbano e agrário, a polêmica questão da transgenia, a gestão de resíduos sólidos nas médias e grandes cidades brasileiras, a problemática do “Aquecimento Global’, a Geopolítica dos recursos hídricos, a questão da biopirataria, os biocombustíveis, a crise energética e as fontes de energia alternativa, a monocultura canavieira no Brasil, dentre outras relevantes temáticas.

Trata-se, portanto, de uma obra de grande densidade teórica, especialmente dirigida a professores e estudantes universitários, pesquisadores e estudiosos dos campos das ciências da Terra e ciências socioambientais. Enfim, trata-se de um livro endereçado a todos aqueles que se preocupam com os grandes temas socioambientais que tanto afligem a humanidade, neste limiar de século XXI.

Sobre os autores:

Valter Machado da Fonseca: é natural de Lagoa Formosa (MG), fixou residência em Uberaba (MG) há 30 anos, é Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) – UFU, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Posgraduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED/FACED/UFU. É professor dos cursos de Graduação em Geografia, Pedagogia e Engenharias de Produção, Civil e Ambiental da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É coordenador da Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção Uberaba – AGB/Uberaba. Possui inúmeros trabalhos relativos às áreas de Educação, Geografia e Geociências, publicados em Congressos e Seminários nacionais e internacionais, além de vários artigos em periódicos científicos. É pesquisador das áreas de “Alterações Climáticas” e “Impactos socioambientais das monoculturas Sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. É membro-fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, Filosofia e Ciências Sociais do Triângulo Mineiro (NEEFICS). É autor do livro “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: entrelaçando saberes, unificando conteúdos”. Contatos:machado04fonseca@gmail.com

Sandra Rodrigues Braga: é natural de Uberaba, onde, além de professora, atuou como ativista dos movimentos sociais, aos quais atribui todo seu aprendizado. Após anos de autodidatismo, concluiu a licenciatura plena em Geografia. Pouco depois, ingressou no mestrado e, logo depois, concluiu seu doutorado em Geografia, percurso todo calcado pela Universidade Federal de Uberlândia. Prestou concurso para analista em C&T do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que a levou a mudar-se para Brasília. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Educação (COSAE/ CNPq). Mesmo fora da academia, continua a publicar em periódicos nacionais e estrangeiros e a participar de eventos da área de Geografia, na qual sua experiência se concentra em Geopolítica, com ênfase nos temas políticas públicas, Brasil e América Latina, geografia urbana e poder. Possui diversos trabalhos em periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Contatos: sandrarbraga@terra.com.br