domingo, 1 de março de 2009

Texto de Informe: segunda reunião (14/02/2009)

O Discurso do Método – René Descartes

Por Aristóteles Teobaldo Neto.

René Descartes é considerado o fundador da filosofia moderna. Em sua mais importante obra ‘Discurso do Método’ divulga sua visão de mundo e de ciência, conhecida por método cartesiano, cujas bases sustentam-se no racionalismo.

Esse discurso está dividido em seis partes. Na primeira, encontrar-se-ão diversas considerações atinentes às ciências. Na segunda, as principais regras do método. Na terceira, algumas das regras da Moral que tirou desse método. Na quarta, as razões pelas quais prova a existência de Deus e da alma humana, que são o fundamento de sua metafísica. Na quinta, a ordem das questões de física que investigou, e, particularmente, a explicação do movimento do coração e algumas outras dificuldades que concernem à Medicina, e depois, também a diferença que há entre nossa alma e a dos animais. E, na última, que coisas crê necessárias para ir mais adiante do que foi na pesquisa da natureza e que razões o levaram a escrever.

Ele desejava aumentar seu poder de discernimento acerca do verdadeiro e do falso. Para tal precisava de um método que conduzisse sua razão.
Considerou seus estudos em filosofia, lógica e matemática, mas acreditava em um método que continha as vantagens das três, mas estava livre de seus defeitos.

Ele afirma que aos 23 anos de idade teve uma visão iluminadora de um método que lhe permitiria construir uma completa ciência da natureza, acerca da qual poderia ter absoluta certeza.

“sentiu ter feito a suprema descoberta de sua vida e não duvidou de que sua visão resultara de uma inspiração divina. Essa convicção foi reforçada por um sonho extraordinário na noite seguinte, no qual a nova ciência lhe foi apresentada de forma simbólica. Descartes teve certeza de que Deus lhe apontava uma missão e dedicou-se à construção de uma nova filosofia científica” CAPRA,2006
Apesar da certeza científica ele afirma em sua obra que “as verdades reveladas que para lá (céu) conduzem estão além de nossa inteligência (...) era preciso receber alguma extraordinária assistência do céu e ser mais do que homem.”

Seu método tinha por finalidade apontar o caminho para se chegar à verdade científica. É analítico e consiste em decompor pensamentos e problemas em suas partes componentes e em dispô-las em sua ordem lógica. Ele desenvolveu uma concepção da natureza como uma máquina perfeita, governada por leis matemáticas exatas.
“Esse método analítico de raciocínio é provavelmente a maior contribuição de Descartes à ciências (...) tornou possível à NASA levar o homem à Lua. Porém levou à fragmentação característica do nosso pensamento em geral e das nossas disciplinas acadêmicas, e levou à atitude generalizada de reducionismo da ciência.” CAPRA 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário